NA FAMÍLIA

"Programa Coaching Parental"

             O Programa de Coaching Parental é um programa de Estratégias Parentais para ampliar as possibilidades de relacionamento entre familiares. Uma proposta com desafios aos pais que lhes possibilitam melhorar vários aspectos da vida familiar, como gerir o próprio estresse causado pela correria da vida cotidiana, equilibrar a vida profissional com a vida familiar, conseguir impor regras e disciplina, para que se possa desfrutar de momentos alegres e tranquilos em família. O trabalho é inovador e diversificado com os principais agentes dos contextos educativos (famílias e escolas). Um programa que tem permitido que todos (pais, professores e crianças/ adolescentes) experimentem um maior bem estar e satisfação nas vivências dos seus papéis. 

          A proposta é  para todos os pais, mães e principais cuidadores que pretendem sentir-se mais confiantes neste papel e menos sozinhos nessa tarefa. Esta abordagem permite descobrir novas alternativas para lidar de forma mais positiva com as situações mais angustiantes e desafiadoras do dia a dia da vida familiar.

 

              O coaching parental difere das outras abordagens existentes na área da parentalidade. O coach não é o especialista que diz aos pais como agir. Através desse processo os pais poderão compreender-se e conhecer-se um pouco melhor, bem como aos seus filhos. Os pais são os maiores especialistas na sua família, aqueles que melhor a conhecem e que saberão o que melhor funcionará com ela.

             

             O objetivo específico do programa é apoiar os responsáveis, seja em qualquer configuração familiar, a:

  • Alcançarem um autoconhecimento, identificando as suas potencialidades e a partir daí desenvolvendo seus pontos de melhoria na parentalidade.

  • Aumentarem a sua autoconfiança e a sua capacidade de resiliência na condução dos seus filhos

  • Desenvolverem uma melhor comunicação, consigo mesmo e com seus filhos para um melhor diálogo e um maior vínculo

 

 

           O conceito de parentalidade vem sendo utilizado para descrever o conjunto de atividades desempenhadas pelos adultos de referência da criança no seu papel de assegurar a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento pleno. Sendo assim, esse protocolo se destina a esse público, que busca através do seu desenvolvimento, o desenvolvimento das suas crianças.  Como o processo tem por objetivo acontecer em sessões de grupo não serão feitos cortes de quaisquer distinções com relação às diferenças existentes, de gênero, idade dos participantes e das crianças, diferenças sociais ou culturais. Uma vez que acredita-se que a pluralidade do grupo trará novas percepções e uma troca de experiência de maior enriquecimento para os participantes.

 

            O programa é realizado com 12 sessões a ocorrerem semanalmente, com duração de duas horas. Totalizando serão 12 semanas de trabalho, aproximadamente 3 meses e 24 horas de acompanhamento presencial. Todas as sessões serão iniciadas através do resgate e feedbacks das tarefas acordadas na semana anterior, bem como com o debate das percepções de mudança ao longo da semana. As sessões serão divididas em conteúdo teórico a ser apresentado, dinâmicas vivenciais e ferramentas práticas a serem realizadas durante as sessões e como proposta para serem realizadas em casa. O programa pode ser realizado individualmente ou em grupo. Para maiores informações entre em contato conosco.

   Responsáveis: Monica Alves (21) 98728-1059 e Marina Gerk (21)99807-8168