O CÉREBRO
NAS EMPRESAS

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO CORPORATIVO
“O Cérebro Executivo"
1. Apresentação
O Mundo atual exige profissionais qualificados, mas acima de tudo eficientes. E isso tem sido um desafio à sociedade moderna. Com toda qualificação disponível no mercado de trabalho, temos cada vez mais profissionais com dificuldades de alcançar o seu melhor potencial de produtividade com menor gasto de energia e sofrimento. E este fato impacta o meio empresarial como um todo e a cada profissional em particular que poderia alcançar sucesso dispondo de muito mais produtividade e menor gasto de energia. O nosso cérebro tem um funcionamento complexo que depende de grande harmonia na divisão de trabalhos de suas áreas. Temos funções cognitivas no cérebro e funções executivas, sendo estas fundamentais ao funcionamento geral e produtivo.
As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. São necessárias para lidar com todas as exigências práticas da vida. E, diariamente, podem causar impactos na vida social, afetiva e intelectual de uma pessoa.
Estão diretamente relacionadas a:
-
Inibição;
-
Planejamento e condução;
-
Tomada de decisão;
-
Organização;
-
Auto monitoramento;
-
Controle emocional;
-
Flexibilidade;
-
Atenção;
-
Memória de trabalho / operacional.
Existem três categorias de funções executivas importantes para o desempenho do trabalho profissional:
-
O autocontrole, ou seja, a capacidade de resistir contra fazer algo tentador para privilegiar a ação desejada. Ele ajuda o indivíduo a permanecer atento, a agir de forma menos impulsiva e a ficar concentrada em seu trabalho.
-
A memória de trabalho, ou seja, a capacidade de conservar as informações na mente, o que permite utilizá-las para fazer o vínculo entre as ideias, calcular mentalmente e estabelecer prioridades.
-
A flexibilidade cognitiva, ou seja, a capacidade de pensar de forma criativa e de se adaptar às demandas inconstantes. Ela permite utilizar a imaginação e a criatividade para resolver problemas.
É fundamental o conhecimento que a neurociência nos traz para conhecer estas funções do nosso cérebro, para a partir de então entender o funcionamento de cada um e buscar recursos de se ancorar nas habilidades que agem a nosso favor e capacitar aquelas que nos prejudicam. Pensando na criação de um espaço de reflexão de tais demandas pensamos no Programa “O Cérebro Executivo” para que possamos junto aos profissionais desenvolver estratégias e ferramentas que possam impactar positivamente o árduo trabalho de construção de alta performance pessoal e corporativa.
É preciso conhecer as capacidades e dificuldades de cada um individualmente para a partir disso construir ferramentas próprias e eficazes de melhoria de performance. Isso impacta positivamente a vida pessoal, social e profissional de cada um e consequentemente, causa um impacto ainda maior na performance corporativa como um todo. O conhecimento do cérebro e principalmente das funções executivas, são fundamentais na atualidade para ampliar as possibilidades profissionais e corporativas de alto rendimento.
2. Metodologia do Programa
As atividades serão realizadas presencialmente e estruturada em momentos teóricos e práticos. A parte prática é realizada em forma de oficina de avaliação e vivências práticas visando ferramentas que facilitem o autoconhecimento e aprendizagem de novos comportamentos.
É trabalhado uma avaliação individual para mapear o grau de domínio de competências comportamentais a fim de promover o autoconhecimento e um desenvolvimento profissional assertivo e de sucesso. Cada participante trabalha com avaliação e construção de práticas em cima de Rodas de Habilidades e Competências.
3. Conteúdos:
Os conteúdos são, inicialmente, únicos para as duas vertentes do Programa “O Cérebro Executivo” – Cérebro Executivo Gestor e Cérebro Executivo Profissional, sendo diferente em uma etapa seguinte:
Etapa I:
1. Conhecendo o Cérebro e suas Funções Cognitivas e Executivas
2. Cérebro Executivo: o maestro de uma orquestra
-
Controle Inibitório: a busca de um equilíbrio
-
Capacidade de planejamento e condução;
-
Tomada de decisão;
-
Organização;
-
Auto monitoramento;
-
Controle emocional;
-
Flexibilidade;
-
Atenção;
-
Memória de trabalho / operacional.
3. Oficina de Avaliação Individual e em Grupo
4. Disfunções Executivas do Cérebro – Como lidar com elas
5. Liderando o próprio Cérebro: um conhecimento que nos faz um pouco mais líder de nós mesmos e empáticos com o outro.
Etapa II
Para o Programa “O Cérebro Executivo Gestor”, os conteúdos seguintes da etapa I são:
-
Princípios Atuais de Gestão
-
Padrões de Comportamento Cerebral – como reconhece-los
-
Padrões de Comportamento Cerebral – como transformá-los
-
Gestão Competente na Atualidade
-
Treinamento e Gestão de Pessoas
-
Variáveis Internas e Externas próprias das Organizações
-
Compreensão e Administração do Tempo
-
Empoderamento na medida certa
-
Empatia: o reflexo no espelho – aprendendo a lidar com o outro
-
Tomada de Decisão
-
Liderança
-
Capacidade Organizacional
Etapa III
Para o Programa “O Cérebro Executivo Profissional” os conteúdos seguintes da etapa I são realizados por módulos de oficinas práticas:
-
Comunicação Efetiva
-
Flexibilidade Cognitiva
-
Planejamento Operacional Cotidiano
-
Capacidade Analítica
-
Pensamento Lateral e Criatividade
-
Crenças e Valores
-
Ética e Profissionalismo
-
Capacidade de Negociação
-
Determinação e Autoconfiança
-
Liderança e Proatividade
-
Pensamento Ganha-Ganha
-
Sinergia e Trabalho em Equipe
-
Equilíbrio Emocional
-
Tomada de Decisão
-
Qualidade e Gestão do Tempo
4. Público Alvo: profissionais corporativos, alunos e profissionais de cursos de gestão, público em geral.
