• Monica

A Tireoide e a Cognição


A tireóide é uma glândula associada à diversas funções no nosso organismo, possuindo um papel fundamental.

Muito além de suas funções mais conhecidas, como a sua ação no metabolismo, no ritmo intestinal,no ciclo sono-vigília... há uma importante associação dos hormônios produzidos pela tireóide com as funções cognitivas.

As funções cognitivas, por sua vez, compreendem as habilidades mentais que permitem o desenvolvimento intelectual, como a memória, linguagem, atenção, orientação temporal e/ou espacial.


A glândula tireóide é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que agem no organismo inteiro.

A triiodotironina possui um importante papel no metabolismo celular, sobretudo no sistema nervoso central. A tiroxina tem um papel crucial para o amadurecimento cerebral.

Caso haja uma redução nos níveis desses hormônios, pode-se determinar diversas alterações neurocognitivas: dificuldade de concentração, prejuízo na memória, lentificação psicomotora. Em recém-nascidos, a disfunção tireoidiana (hipotireoidismo congênito) pode ter um alarmante impacto, podendo ocasionar uma deficiência mental denominada cretinismo.

Assim, é de suma importância zelar por uma função tireoidiana preservada, em todas as idades, para permitir o bom funcionamento do organismo como um todo e ausência de quaisquer prejuízos neurocognitivos.

Dr Luiza Braga é endocrinologista

http://www.draluizabraga.com.br/

http://www.draluizabraga.com.br/


5 visualizações