SOBRE

 

          O Conhecimento sobre o Cérebro tem sido fundamental para o entendimento do desenvolvimento humano, da capacidade de aprendizagem e da possibilidade de longevidade. No nosso entendimento, o saber sobre o funcionamento do cérebro é fundamental para todas as áreas do conhecimento e também para o público em geral. Não pode ser um conhecimento restrito ao campo teórico de profissionais da área da saúde como há muito tempo se acreditava. É possível compreender o funcionamento desta máquina tão fascinante que é responsável por toda a nossa vida cotidiana. Poe esta razão é que idealizamos o Cérebro Executivo

Por que Cérebro Executivo?

            Você consegue pensar em alguma coisa da sua existência no mundo que não seja por meio do trabalho do cérebro? Você sabe o quanto ele trabalha por você sem que você o perceba? Você já parou para pensar o quão complexo é cada função que o seu cérebro domina e que você executa como se fosse algo tão simples como: andar, falar, ouvir, ler, escrever? Quantos milissegundos o seu cérebro leva entre escolher uma palavra, organizar a produção de cada som dessa palavra, ordenar cada músculo a fazer o seu papel na articulação da fala e pronunciar essa palavra? Já pensou quanto trabalho? Imagina você falando horas sem parar! O mesmo acontece com o ato de ler, escrever, andar, correr, dançar, comer, jogar etc. É sobre tudo isso e muito mais que desenvolvemos o cérebro executivo! Um espaço de troca de saberes sobre o funcionamento do cérebro, seja por meio dos nossos cursos, blog, e-mails, encontros clínicos ou encontros para um café e outras dentre tantas possibilidades quanto a nossa imaginação aliadas à sua possa criar! 

           Agora você deve estar se perguntando, POR QUE CÉREBRO EXECUTIVO? Algo para quem trabalha em uma empresa? Não é essa a razão! Optamos por iniciar a nossa conversa por quem organiza, planeja e direciona todo o demais funcionamento do cérebro. Vamos falar do cérebro como um todo, mas iniciando pelas FUNÇÕES EXECUTIVAS, aquelas que exercem a maestria da orquestra!

 

           Adotamos aqui uma ideia do cérebro dividido em três grandes áreas de funcionamento, como se houvessem três cérebros dentro de um que se organizam e realizam um belo trabalho de equipe. Para estes três cérebros denominamos: cérebro desperto (sempre alerta para receber/decompor/analisar os estímulos do meio), cérebro informado (funções cognitivas gerais responsáveis por receber/analisar/processar/armazenar as informações do meio) e cérebro executivo (funções executivas capazes de agir sobre o meio com intenção/planejamento/regulação). Todos importantes para a vida humana. Iniciar a nossa conversa pelo cérebro executivo não quer dizer falar somente deste, mas de todos igualmente. No entanto, acreditamos na importância de sobressaltar o cérebro executivo para entendermos por onde podemos começar a organizar as nossas ações sobre nós mesmos e sobre o mundo de modo a torná-lo mais eficiente, satisfatório e feliz!

          Cérebro Executivo é o Cérebro Humanizado. As funções executivas são habilidades necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações, sendo responsáveis pela vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a idade adulta. Para um entendimento de sua amplitude cotidiana, dividimos aqui quatro áreas de diálogos para que possamos organizar o conhecimento e pensarmos em estratégias que possam auxiliar o nosso dia-a-dia pessoal, familiar, educacional e profissional:

  • Cérebro Executivo na Vida

  • Cérebro Executivo na Família

  • Cérebro Executivo na Escola

  • Cérebro Executivo no Mundo Corporativo

Venha Participar Conosco e Traga os seus Saberes e Ideias!